domingo, 22 de março de 2009

Vincent Van Gogh


Noon rest from work (Descanso ao Meio-Dia)
"(...) Jean-François Millet (1814-1875) exerceu sobre Vincent Van Gogh (1853-1890) uma forte influência. Foi como um pai espiritual e um mestre para Van Gogh. Em 1882, quando o gênio holandês descobriu a biografia de Millet escrita por Alfred Sensier, ele já copiava havia dois anos, a partir de gravuras e fotografias, os trabalhos do "pintor de Barbizon", que tinha visto na exposição de um leilão no Hotel Drouot. E, para ele, na febre da sua leitura, rapidamente o livro suplantou a Bíblia.Nas cenas do campo, eles exprimem a dimensão religiosa da natureza e daqueles que vivem dela e para ela. É nos gestos dos camponeses, eternamente recomeçados, que atingem a mais bela expressão da eternidade divina.
Durante todo o período holandês, Van Gogh viu em Millet o modelo absoluto, porém, desde a sua chegada a Paris e depois à Provença, em 1888, ele enriqueceu a temática rural com uma técnica autônoma e com os novos elementos que caracterizariam toda a sua obra futura, adquirindo uma identidade própria. Sem nunca abandonar o seu mestre, ficam evidentes as marcas de seu contato com os impressionistas, com Delacroix e com Gauguin."
(Trecho do artigo de Sheila Leirner sobre a exposição de Van Gogh e Millet no Museu d'Orsay, em Paris)

Selecionei o trecho, uma vez que a tela acima, minha preferida, é exatamente deste período da influência de Millet. Essa tela me é tão especial que tenho uma réplica em minha sala. Para ver mais obras de Vincent Van Gogh é só clicar na imagem.

Nenhum comentário: