quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cleide Canton



Nada Como o Depois

Cantas a lua cheia, fogosa e vadia,
enquanto canto a minguante,
nau do infinito,
onde debruço anseios que não se definem,
paixões que não redimem.

Cantas o sorriso aberto
das tardes de sol...
Eu seco as gotas da chuva
das poças lamacentas,
tentando impedir
que apodreçam as sementes
lançadas, por descuido,
em chão estéril.

Cantas a brisa mansa e fresca
das velhas madrugadas...
E eu sigo, em alvoroço,
usando as travas das portas
para que o vento forte
não quebre meus vasos trincados,
nem destrua os muros das minhas defesas.

Cantas o mar em calmaria...
Eu tento o rumo
entre a fúria das ondas revoltas,
sem certeza de alcançar a terra firme,
sem previsões de tempo e espaço.

Domas a fera...
Eu me escondo em tentativas frustradas,
enroscando-me em armadilhas
que jamais preparei.

Enterras tuas lágrimas
em tumbas faraônicas...
As minhas correm a céu aberto,
entre pedras e minérios,
esperando o calor para evaporarem.

No entanto,
nuvens barram a tua lua
e eu sigo navegando na minha.
Morrem as tuas sementes
e as minhas vingam
porque não descuidei delas.
Cansaste das tuas madrugadas de brisa
e eu sorrio dos meus vasos
que os ventos não conseguiram
mudar de lugar.
Morres nas calmarias
enquanto meu barco amanhece
sob aves barulhentas
que me apontam a praia segura.
Tua fera amiga te devora
enquanto dormes...
A minha lambe as minhas feridas.
Não encontras tuas lágrimas
para tantas dores,
mas as minhas continuam a cair,
lavando minha alma cicatrizada,
que sorri a cada amanhecer.
Tu foste!
Eu sou!
Nada como o depois!

SP, 27/08/2008
18:45 horas

© Cleide Canton
São Paulo (SP) – Brasil

Conheça a sensibilidade de Cleide visitando-a em Página Poética de Cleide Canton

Um comentário:

Sandra Lúcia Ceccon Perazzo disse...

Cleide, querida amiga e poeta, mais uma vez tenho o prazer imenso de aplaudir você! Aplausos que se estendem à Marise, pela bela escolha.
Beijos com carinhos, meninas!
Sanzinha