quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tarkan - Dudu


Recebi este vídeo da Ana Suzuki, gostei tanto, que fui pesquisar sobre a vida e a obra de Tarkan. Aprecie sua música, clicando na imagem.

“Tarkan é hoje um dos grandes ídolos da música pop na Turquia, fazendo também um grande sucesso internacionalmente. Ele abriu o mercado de música turca para um tipo de música que não era tocada lá. Suas músicas têm uma mistura de estilos do oriente e ocidente com um fundo pop.

Tarkan começou a fazer sucesso por volta de 1994 depois de aparecer ao vivo em um programa especial de música pop para a rede de rádio e televisão turca. Ele nasceu em 1972 na Alemanha e morou lá até completar seus 16 anos. Seus pais eram emigrantes turcos. Em 1986, ele retornou à Turquia para estudar música e começou a tocar em bares e casa noturnas de Istambul. Tarkan teve uma educação em música clássica e escreve suas próprias músicas. Estudou no conservatório de Karamurel, na Turquia, e teve como professores vários mestres turcos.

Ele conheceu então Mehmet Sogutoglu que fez dele uma estrela da música pop turca. Seu primeiro álbum foi "Yine Sensiz" ( Sem você de novo), lançado em 1992, e vendeu 700 mil cópias. Seu segundo álbum, lançado em 1994, "Acayipsin" (Você é sensacional) vendeu mais de 2 milhões de cópias na Turquia e 700 mil cópias na Europa, um evento único para um cantor turco.

Em 1997, depois de ter feito uma longa pausa de 3 anos, Tarkan lançou seu terceiro álbum, "Olurum Sana" (Morro por você) e fez também um tour internacional, no qual lotou um estádio em Londres, o Bataclan em Paris e o Arena em Berlim. Quando o álbum foi lançado, ele alcançou o terceiro lugar na França e o primeiro lugar na Bélgica e na Alemanha.

Seu quarto álbum foi lançado em 1999, com o título de "Tarkan", contém uma coletânea de suas melhores músicas, e foi criado especialmente para conquistar mercados internacionais, como a Europa, Ásia, Estados Unidos e America Latina.

Em 2001 ele lançou o álbum "Karma", que foi um sucesso na Turquia e na Europa.

Em 2003, lançou o álbum "Dudu", que contém 5 músicas e 5 remixes. Tarkan fez também uma turnê pela Turquia e várias apresentações para a televisão turca. Ele segue sendo um ídolo para os turcos e segue conquistando o público internacional.

Curiosidades: A feiticeira, no Brasil, usava uma de suas músicas em suas apresentações e essa música do Tarkan continha sons de beijos! Ela continha os refrões “chicadum, chicadum” e fez muito sucesso aqui, porque as crianças adoravam-na.”
Fonte:
http://www.webletras.com.br/biografia/tarkan

Se você gostou da música do Tarkan, clique no link abaixo e assista a mais vídeos-clipes com suas composições. Eu adorei!
http://www.pegacifras.com.br/video-clips/tarkan

2 comentários:

Sandra Lúcia Ceccon Perazzo disse...

E além de tudo o danado é bonito e sensual!!!
Adorei o ritmo, o clipe e tudo maisssssssssssss.... rsrsrsss...

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Que Gracinha.... E o talento... coisa divina... é mesmo de encher os olhos e a alma... o que dá no mesmo.... né?????? Ai como isso tudo tem me ajudado... afff... Seu cenário também é de encher tudo....... Manoela De Amora.