terça-feira, 30 de junho de 2009

Pierre-Auguste Renoir



As Meninas Cahen d'Anvers (conhecido como "Rosa e Azul"), pintado por Renoir em 1881

Pierre-Auguste Renoir foi um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.

Sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma – como podemos ver na longa série Banhistas.

Em 1862 após juntar dinheiro com seu trabalho, Renoir realiza seu sonho: aos 21 anos muda-se pra Paris e entra para a École des Beaux-Arts de Paris. Entra também para o ateliê de Charles Gleyre e assistindo às aulas no ateliê, além de aperfeiçoar a sua técnica, conquista a amizade de Alfred Sisley, Monet e Bazille, com quem compartilha dias de muita conversa e teorização em Paris e de árduo trabalho em Argenteuil, pintando ao ar livre.

Em 1865, consegue que dois trabalhos sejam aceitos e expostos no Salão Oficial: “Retrato de William Sisley" e "Uma tarde de verão".

Em 1868 começa a trabalhar junto com Monet, um dos velhos amigos da loja de Gleyre. Passam a pintar juntos, perto de Paris, onde Monet tem uma casa que se torna ponto de encontro daqueles novos pintores.
Em 1874, cansados de serem rejeitados, Renoir e outros artistas organizam a primeira exposição. A exposição não teve sucesso financeiro, mas rendeu aos expositores o título de "impressionistas", para ridicularizá- los. Termina a obra "O Dançarino" e em seguida "Moulin of the Galette". Renoir confirma-se como um dos representantes mais notáveis no impressionismo.

Em 1876, durante a segunda Exposição Impressionista, Renoir apresenta 15 trabalhos, período no qual seus quadros já agradavam, como a obra "Madame Charpentier e suas filhas" alcançando um enorme sucesso na exposição do Salão em 1879.

Em 1881 Renoir vai para a Itália. Ele fica tão impressionado com o trabalho dos renascentistas italianos que chega à conclusão de que nada sabia de desenho, e muito pouco de pintura. É a partir desse instante que o artista firma o seu traço, e abandonando a maneira impressionista de aplicar as tintas em pequenas pinceladas, passa a usar o método de espalhá-las em camadas e vernizes. Satisfeito com aquele trabalho e com uma estabilidade econômica que adquirira, torna-se um artista mais austero e mais clássico, sem abandonar o brilho de coloração característico do impressionismo. Aqui podemos destacar "Jovem nadador" e "A toilette", entre outros.

Renoir passa então a criar as suas próprias técnicas

O quadro "Guarda-chuvas", iniciado em 1880 e terminado em 1886 é uma composição cheia de planos de cores.
Em sua criatividade, Renoir descobre que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis. Passa então a combinar o que havia aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado é uma série de obras-primas. O reconhecimento oficial vem em 1892 quando o governo francês compra "Ao Piano".

Em 1888, visitando Lézanne em Aix-en-Provance, Renoir descobre Cagnes que passa a ser sua residência de inverno. Talvez por isso tenha começado a sofrer de artrite e reumatismo.
Renoir sente cada vez mais dificuldades para segurar os pincéis, em virtude da piora da artrite. Tem de amarrá-los às mãos. Começa também a esculpir, na esperança de poder expressar seu espírito criativo através da modelagem. Para isso ele precisa da ajuda de dois jovens artistas: Richard Gieino e Louis Morel, que trabalham seguindo as instruções de Renoir. Ainda assim, Renoir contina trabalhando até o último dia de sua vida. As esculturas, apesar de não terem sido modeladas por Renoir, apresentam todas elas as características do seu estilo. Elas foram depois vazadas em cobre por instâncias do coletor e comerciante Ambroise Vollard.

Sua esposa, Alice Charigot morre em 1915. Em agosto de 1919, Renoir é levado por amigos ao Museu do Louvre para ver lá, pela primeira vez, seu trabalho exposto: "Sra. Charpentier e as suas filhas". No Louvre está também a obra terminada em 1918: "As Banhistas". Renoir morre em Cagnes, no dia 3 de dezembro de 1919, aos 78 anos.
Fontes: Wikipedia
Clique aqui e conheça o acervo de 101 reproduções das pinturas de Renoir

4 comentários:

Sandra Lúcia Ceccon Perazzo disse...

Marise,
Cultura, informação e arte juntas.
Parabéms menina querida.
Beijos
Sanzinha

Anônimo disse...

"really guessed i’d distribute and permit you understand your individual blogs is advantageous for found out the advantageous solution.I honestly delight in your blog.In the best way, the posting is in actuality probably the most successful on this really value while subject. I concur along along with your information and can thirstily appear ahead to your approaching tweets. Obviously saying many thanks is just not going to just be sufficient, for that incredible lucidity as portion of the writing content. I will swiftly require hold of your rss feed to stay abreast of any updates.Actual perform and considerably becoming prosperous inside your initiatives and world-wide-web enterprise tries.Regardless preserve up the advantageous purpose.Thank you."

Anônimo disse...

This theme is simply matchless :), it is pleasant to me)))

[url=http://www.graj24.pl]gry[/url]
| [url=http://www.graj24.pl/darmowe-gry_strategiczne.html]gry strategiczne[/url]

Anônimo disse...

When I saw this page was like wow. Thank you for putting your effort in making this article.