domingo, 6 de junho de 2010

Chopin e Yundi Li


Monumento a Chopin no Parque Real Lazienki, em Varsóvia

Neste ano, comemora-se 200 anos de nascimento de Frédéric François Chopin ou Fryderyk Franciszek Chopin, e o Scenarium não poderia deixar de homenagear um dos maiores compositores clássicos da história. Chopin se destacou por sua técnica refinada e elaboração harmônica em composições para piano, criando novas formas musicais, como a balada, e inovando sonatas, valsas, prelúdios, etc.
Sua vida e sua obra, para quem ainda não as conhece, podem ser acompanhadas em diversos endereços virtuais, por isso, nossa homenagem será um pequeno apanhado do talento genial que Chopin nos proporciona até hoje.

Não sendo uma estudiosa dessa maravilhosa arte, mas apenas grande admiradora, apresento neste blog o talento de Yundi Li, pianista chinês, hoje com 28 anos de idade, que me encantou desde que assisti a um concerto do artista. Com 18 anos de idade, Yundi Li venceu a Competição Internacional Chopin de Piano, em Varsóvia, sendo o mais jovem pianista a se consagrar naquela competição.

Então, amigos e seguidores, usufruam dos maravilhosos momentos abaixo selecionados, inclusive a grandiosa apresentação do jovem pianista, em Varsóvia, com duração de 1 hora.

"Fantasie" Impromptu, Op. 66

Nocturne Op. 9 No. 2

Waltz No. 5 in a flat major, Op. 42

Polonaise Op. 22

Ballade No. 4 Op. 52 in F Minor

14th International Chopin Competition (2000)

Fontes: Wikipédia e You Tube

3 comentários:

Zé Carlos disse...

Menina, vc é um amor, obrigado pela visita.....

Venha sempre que puder.... bjs do ZC

Maria Souza disse...

Oi amiga

Adoro a música de Chopin pois aprendi a executar no piano algumas peças músicas desse grande compositor quando estava no Conservatório de Música em Lisboa a me preparar para o exame do último ano de curso.
Isto já faz algum tempo.
Admiro o talento deste jovem pianista.
Só temos que agradecer a estes seres que vêm á terra para nos encantar com a bela música.
Tudo de bom
Maria Souza

Yvonne Falkas disse...

Chopin foi um dos meus preferidos quando eu era mais jovem. Assisti a vários concertos. Ficava de olhos fechados sentindo a sua música. De tanto que gostava li sua biografia.
Obrigada Marise por ter colocado o bicentenário de Chopin.
Beijos,
Yvonne