quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Amália Rodrigues

Para ouvir melhor o vídeo, acione a pausa na playlist do Cenário da Música.

Amália da Piedade Rodrigues tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado, mas não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como também canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado foi a novidade que introduziu ao cantar poemas musicados de grandes autores portugueses consagrados, como Camões e Bocage. Teve ainda a serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas contemporâneos seus, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre e O’Neill.

Conhece também Alain Oulman, que lhe compõe várias canções. Alain foi preso pela polícia secreta do estado, acusado de atividades subversivas.
O seu fado de Peniche (Abandono) foi proibido por ser considerado um hino aos que se encontravam presos em Peniche, Amália cantou também um poema de Pedro Homem de Mello (Povo que lavas no rio), que ganhou uma dimensão política.
A fadista e atriz Amália não se calou. Moveu mundos e fundos, e conseguiu que libertassem Alain. E sublinhou que não compreendia que houvessem proibido “Abandono” - um lindo fado de amor. Amor pela Liberdade.

Sabe-se que Amália, vista por muitos como um dos Fs da ditadura ("Fado, Fátima e Futebol"), colaborara economicamente com o Partido Comunista Português quando este era clandestino. Amália Rodrigues representou Portugal em todo o mundo, de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Nova Iorque a Roma, de Tóquio à União Soviética, do México a Londres, de Madrid a Paris (onde atuou tantas vezes no conceituado Olympia).

Propagou a cultura portuguesa, a língua portuguesa e o fado.
Amália dá ao fado um fulgor novo. Canta o repertório tradicional de uma forma diferente, sincretizando o que é rural e urbano.

Fonte: Wikipédia

Apreciem mais interpretações da saudosa Amália aqui.

Um comentário:

Sandra Lúcia Ceccon Perazzo disse...

Aqui e agora, o que mais poderia ser melhor que ouvir um fado cantado por essa consagrada cantora, Amália Rodrigues?
Excelente escolha, Marise!
Com carinho
Beijos
Sanzinha